Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como fazer polvora

A PÓLVORA NEGRA ORDINÁRIA. — O carvão de madeira é muito empregado nos Usos domésticos. Mas é também importante a sua aplicação no fabrico da pólvora negra ordinária. Esta é uma mistura de carvão (15%) enxofre (10%) e nitrato de potássio [salítre] (75 %). A mistura é humedecida com água e triturada pelas mós de um moinho para que os componentes se misturem intimamente. Prensa-se a massa, granula-se e seca-se.


A explosão é produzida pela combustão rápida da pólvora, em que o volume dos gases libertados é muito grande e a temperatura atingida muito elevada. É o nitrato de potássio que fornece o oxigénio para a combustão do carvão e de parte do enxofre; outra parte do enxofre combina-se com o potássio.


Note-se que, para haver explosão, é necessário que a pólvora arda em espaço fechado. Ao ar livre a combustão é mais ou menos tranquila.


EXPERIENCIA. — Misturem-se muito bem, triturando num almofariz, 7,5 gramas de nitrato de potássio com 1,5 gramas de carvão e 1 grama de enxofre. Espalhe-se a mistura no tampo da mesa de trabalho do laboratório e chegue-se-lhe uma chama. A pólvora arderá ràpidamente, mas sem explosão.
NÃO ME RESPONSABILIZO PELO EMPREGO DA MESMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário